top of page
Buscar
Foto do escritorCidinha Amaral

Roteiro para análise da qualidade de questões

Vários pontos precisam ser considerados na hora de montar uma avaliação. Os instrumentos são meios para alcançar diferentes finalidades, porém não devem se converter em protagonistas. Sua escolha deve ser feita em função dos objetivos de avaliação e do tipo de conteúdo que será avaliado. Nesse processo, pode-se utilizar uma variedade de atividades, instrumentos e técnicas.Por isso, elaborar avaliações com questões que possuem significado real para a aprendizagem é sempre um desafio para o professor.







Disponibilizo aqui um roteiro básico para avaliação de questões. O roteiro faz parte do Guia de Elaboração de Itens do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Como o próprio material ressalta, a ideia é contribuir na elaboração de questões, as quais devem estar alinhadas sempre à experiência, à sensibilidade de cada docente e aos objetivos propostos pela avaliação.


As respostas devem conter: sim ou não.

1) O tópico de conteúdo avaliado pela questão é importante? 2) A habilidade avaliada pela questão é importante? 3) O tipo de questão é adequado ao tópico de conteúdo e à habilidade? 4) A abordagem da questão é contextualizada? 5) A questão estimula o exame crítico do conteúdo? 6) A linguagem é acessível ao nível do aluno? 7) A redação apresenta correção linguística? 8) A redação é objetiva, precisa e clara? 9) O comando da resposta é claro? 10) A resolução da questão estimula aprendizagens? 11) A questão é independente? 12) O suporte da questão (texto, figura, gráfico) é necessário para a resposta? 13) O enunciado apresenta um único problema? 14) O enunciado apresenta todas as referências necessárias? 15) A dificuldade da questão é adequada ao nível de ensino? 16) Há apenas uma resposta correta? 17) Há indicadores ou pistas para a resposta correta? 18) As alternativas de resposta focalizam tópicos importantes do conteúdo? 19) Há sintonia gramatical entre enunciado e alternativas? 20) As alternativas de resposta são homogêneas e equiparadas? 21) A extensão das alternativas é equilibrada? 22) As alternativas de resposta são independentes e mutuamente exclusivas? 23) Há elementos (palavras, números) repetidos em todas alternativas? 24) Há possibilidade de acerto por exclusão? 25) A alternativa correta tem maior apuro de linguagem? 26) As alternativas estão organizadas por critério lógico? 27) Há alternativas ambíguas ou capciosas? 28) Todas as alternativas de resposta são plausíveis? 29) A fonte e os espaçamentos utilizados na digitação são adequados? 30) Há destaques (negrito, grifo etc.) que devem ser evitados? 31) Figuras, desenhos e ilustrações estão bem posicionados e legíveis? 32) Textos e figuras apresentam referência e autoria?


Disponível em:< http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/material-para-download/guiade-elaboracao-de-itens/> Acesso em 20 de 2018. Fonte: CRV – Centro de Referência Virtual: “Guia de elaboração de itens”.



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page